terça-feira, 15 de julho de 2014

OS VIRA-CASACAS



A expressão vira-casaca surgiu por causa do Duque de Savóia, Carlo Emanuele l, que ora aliava-se à França, ora aliava-se à Espanha. Tinha uma casaca interessante: branca de um lado , vermelha do outro, e que poderia usar de qualquer lado. Para França, o lado branco, para Espanha o lado vermelho.  Nos dias atuais usamos essa expressão para denominar aquela pessoa que troca de convicção, time, partido político, ou qualquer outro traço de identificação a um grupo por mera conveniência.
Pois bem, nos últimos meses tenho notado aqui entre meus amigos virtuais como essa pratica de virar casaca tem ficado mais descaradamente exposta, até pessoas que eu considero com um bom grau de instrução e que tem acesso aos mais variados meios de informação e condições intelectuais de filtrar e analisar essas informações passaram a mudar de lado, a aceitar e até a promover o governo atual mesmo sabendo do alto grau de corrupção, autoritarismo, censura velada, escândalos da Petrobras, mensaleiros, obras superfaturadas da copa, uma presidente incompetente fantoche de Lula, conivência com países de ditadores como cuba, Venezuela e Iran, e mais uma centena de motivos que fazem desse governo, que é ancorado em uma organização escroque chamada PT, um desastre e uma ameaça a democracia. A única explicação que tenho pra essa virada de casaca repentina, é que realmente seja por mera conveniência.

Vou mudar um pouco a frase de Cazuza “Ideologia,  eu quero uma pra viver” e digo: IDEOLOGIA,  VOCÊS ESTÃO PRECISANDO DE UMA PRA VIVER.

Nenhum comentário: